UNIDADE 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PESQUISA 1.1 Objetivos de aprendizagem 1.2 Conceitos de ciência e de pesquisa 1.3 Pesquisa quanto aos objetivos 1.4 Quanto aos procedimentos 1.5 Pesquisa e desenvolvimento: básica e aplicada 1.6 Atividades de aprendizagem e avaliação 1.7 Síntese UNIDADE 2 – MÉTODOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS 2.1 Objetivos de aprendizagem 2.2 Fundamentos científicos e regras aplicadas aos métodos de pesquisas 2.3 Tipos de observação empregados em pesquisas 2.4 Tipos de experimentação 2.5 Hipótese científica 2.6 Métodos de pesquisa 2.7 Atividades de aprendizagem e avaliação 2.8 Síntese UNIDADE 3 – ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA LEITURA 3.1 Objetivos de aprendizagem 3.2 Orientações para leitura 3.3 Orientações técnicas para leitura 3.4 Recomendações importantes para a leitura proveitosa 3.5 Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes 3.6 Como você deve fazer anotações corridas 3.7 Como sublinhar 3.8 Como elaborar resumos 3.9 Atividades de aprendizagem e avaliação 3.10 Síntese UNIDADE 4 – REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO CIENTÍFICOS 4.1 Objetivos de aprendizagem 4.2 Linguagem na publicação científica 4.3 Tipos de trabalhos técnico-científicos 4.4 Atividades de aprendizagem e avaliação 4.5 Síntese UNIDADE 5 – REFERÊNCIAS SEGUNDO AS NORMAS TÉCNICAS DA ABNT 5.1 Objetivos de aprendizagem 5.2 Citações diretas, literais ou textuais 5.3 Citação direta até três linhas 5.4 Citação direta acima de três linhas 5.5 Citação indireta 5.6 Citação de citação 5.7 Notas de rodapé 5.8 Como fazer referências 5.9 Exemplos de referência 5.10 Atividades de aprendizagem e avaliação 5.11 Síntese UNIDADE 6 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS 6.1 Objetivos de aprendizagem 6.2 Projeto de pesquisa 6.3 Atividades de aprendizagem e avaliação 6.4 Síntese REFERÊNCIAS GLOSSÁRIO CURRÍCULO SINTÉTICO DO PROFESSOR-AUTOR

Gramática e Redação